“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

terça-feira, 26 de abril de 2011

Toda criança é especial!


Para TODOS os educadores do mundo inteiro: assistam esse filme indiano, que fala sobre a Dislexia, uma deficiencia de aprendizado da leitura e escrita.

Me vi nesse menino "Ishan". Minha infancia na escola foi a pior experiencia possivel. Durante muitos anos eu sofria para ir a escola. Chorava, ficava isolada e deprimida, como a criança do filme. Em casa, meus pais não davam trégua... Até na época da faculdade, o ambiente academico me deprimia... então meu mundo interior e ludico era frequentemente meu refugio, onde as artes eram a porta para o que meus olhos e sentidos percebiam. E o meu caso era ainda pior, hoje diagnosticado: possuo ainda déficit de atenção e também hiperatividade. Mas hoje em dia, levo uma vida totalmente saudavel, criativa e produtiva. O que é melhor, reconheço minhas potencalidades e dificuldades, buscando sempre melhorar. Lembro-me até hoje de minha primeira professora, ainda no jardim da infancia, quando eu tinha apenas cinco anos de idade, professora Graça Barroso... tão paciente, atenciosa, carinhosa e criativa comigo na hora de me passar as lições. Lembro-me como ela me elogiava e ficava admirada com meus desenhos e criatividade. Sempre me incentivava. Acredito ser ela uma importantissima peça na meu histórico academico.

Acredito hoje, numa reforma curricular e tambem numa reforma didática nas escolas publicas e em escolas privadas (felizmente já acontece...), pois a Dislexia não é sinonimo de burrice, nem de incapacidade, ou de retardo... pelo contrario. Estudos mostram que portadores de Dislexia possuem intigencia acima da média, e talento especifico ou multiplos (no meu caso, por exemplo), basta apenas uma outra forma de ensino: mais dinamico e ludico que os prendam a atençao e os alcancem, pois temos uma outra forma de decodificar o mundo, apenas isso.

Sim! Toda criança é especial. Somos todos especiais e únicos!
Quem puder assista esse filme, e recomendem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário