“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Carta de Protesto dos Artistas Paraenses.

Venho solidarizar-me com a luta da classe artística de minha cidade, em relação à implantação de Politica Publica que contemple todas as ramificações artísticas existentes em nossa região, Politica Publica que permita a produção e o acesso à Cultura para a população paraense, independente de sua classe social. Na última noite de terça-feira (9) durante o “Terruá Pará” (evento musical), que aconteceu no Teatro Margarida Schiwazzappa (CENTUR), um grupo de artistas (teatro, dança, cinema, artes visuais, literatura, diretores, performances, VJs, fotógrafos, etc),  e produtores culturais de diversas áreas subiram ao palco antes da segunda apresentação da noite para chamar a atenção do publico para esta questão. O ator Alberto Silva leu então a “Carta de Protesto dos Artistas Paraenses”. Logo após o texto do protesto, segue uma reportagem sobre o acontecido. Após a reportagem, posto um texto que corre nas Redes Sociais que ajuda muito para a reflexão sobre o valor e o acesso à Cultura em Belém. Há ainda outras coisas que estão rolando na Rede sobre o assunto. A todos boa leitura!


O texto da Carta de Protesto dos Artistas Paraenses:

“Boa noite! Pedimos a atenção de todos, em nome da democracia e da liberdade de expressão.

Nós, artistas e produtores culturais paraenses, estamos aqui para protestar contra as políticas públicas para a arte e a cultura, que há décadas não nos representam.

Lamentamos profundamente que um bem absolutamente essencial para qualquer sociedade evoluída, tenha um tratamento tão equivocado e avesso aos interesses públicos.

Pedimos a compreensão de vocês, que vieram aqui para assistir ao show e aos nossos colegas artistas da música, que nos escutem!

Os equívocos e desmandos que estamos denunciando agora prejudicam não apenas nós, artistas e produtores, mas todos os cidadãos, que tem direito a usufruir da produção e da circulação da produção artística.

Acreditem! Vocês não usufruem plenamente dessas produções, pois as verbas públicas destinadas à arte e à cultura não são, de fato, democratizadas.

Aqueles que ainda não sabem, fiquem sabendo que nós, artistas de teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais, fotografia, circo e das riquíssimas manifestações de cultura popular paraense, entendemos que não temos uma política pública que nos atenda nem nas necessidades mais básicas: não temos financiamento público pra nossas criações, nem espaço para trabalhar e mostrar nossa arte, nem ações de fomento, formação ou circulação. Não temos nada! há décadas! Nada!

Por tudo isso, realizamos este ato de protesto, e com ele tornamos pública nossa revolta: chega!

Chega de assistir aos órgãos públicos da cultura sendo meros produtores de eventos, desvirtuando suas verdadeiras funções e gastando exorbitantes verbas públicas em benefício de uns poucos.

Chega de ter como única opção (e, ainda assim, dificílima de alcançar) as famigeradas leis de incentivo, que colocam o dinheiro público nas mãos dos departamentos de marketing das empresas, deixando os artistas à mingua, com o pires na mão. e vazio. mas, o pior, é que aqueles que conseguem o certificado, precisam compactuar (e todo mundo sabe disso) com acordos escusos com empresários, que resultam em desvio de parte do dinheiro.

Chega também da falta de nossa representatividade nas instâncias deliberativas das políticas públicas.


Este ato, também tem como objetivo fazer uma convocação de artistas e produtores de todas as linguagens, assim como representantes da sociedade civil, que não estejam satisfeitos com esse marasmo cultural, para uma próxima reunião, a ser realizada no dia 11, quinta-feira, no Teatro Cuíra, às cinco da tarde, quando discutiremos nossas próximas ações.


Juntos, somos muito mais fortes. e temos consciência de que somos atores de um momento que pode ser histórico, ao deixar para trás as políticas nefastas para a cultura que temos testemunhado, e vislumbrar um futuro em que a produção artística paraense seja reconhecida e legitimada plenamente em sua função política, social e cultural. E possa, finalmente, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e mais humana”.



*A REPORTAGEM:

ARTISTAS PROTESTAM CONTRA POLÍTICA CULTURAL DO GOVERNO DO PARÁ

Em meio aos shows do Terruá Pará, na noite desta terça-feira (9), no Teatro Margarida Schiwazzappa, um grupo de artistas interrompeu as apresentações para protestar contra a política cultural do Governo do Estado

Trinta e cinco artistas (entre atores, diretores, performances, VJs, fotógrafos e mais) e produtores culturais de diversas áreas subiram no palco antes da segunda apresentação da noite. O ator Alberto Silva leu então a “Carta de Protesto dos Artistas Paraenses”.

“As verbas públicas destinadas à arte e à cultura não são, de fato, democratizadas”, denuncia a carta. “Nós, artistas de teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais, fotografia das riquíssimas manifestações de cultura popular paraense entendemos que não temos uma política pública que nos atenda nem nas necessidades mais básicas”.

Outra crítica dos artistas foram as leis de incentivo que, segundo eles, colocam dinheiro público nos departamentos de marketing das empresas, “levando os artistas a aceitarem acordos escusos com empresários que resultam em desvio de dinheiro”.

Depois da manifestação, os artistas se retiraram do teatro, mas ainda protestaram do lado de fora, com faixas e cartazes. Muitos gritavam “fora Paulo Chaves”, para o secretário de Cultura.

OUTRO LADO - Procurada pela reportagem a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) preferiu não se manifestar.

Fonte: Texto e Foto / DOL - http://www.diarioonline.com.br/





*Texto: Anderson Araújo

"Belém é uma cidade de artistas. Confira aí quantos músicos, atores, artistas plásticos, fotógrafos e gente do audiovisual você conhece. É provável que você conte pelo menos um. Eu conheço uma porção. 

Contraditoriamente, Belém é também uma cidade que não é raro ouvir por aí "não tem nada pra fazer nessa cidade". Uma penca reclamando de falta de programações culturais e toda uma cultura de divertimento e distração baseada em dois verbos: sair e beber. O belenense enche cada vez mais a cara para se desligar da rotina estressante de trabalho, porque os bares, aos trancos e barrancos, continuam sendo um espaço minimamente democrático de refúgio.

Mas se Belém tem tantos artistas por que não tem uma vasta programação cultural? Por que nos últimos anos não surgiram espaços públicos para serem efetivamente usados? Por que aqui não há programações regulares ao ar livre como a gente vê Brasil afora, como no Parque do Ibirapuera em São Paulo? Por que os nossos artistas, que são tantos e de boa qualidade, dificilmente conseguem promover grandes eventos por conta própria? Por que a periferia é estigmatizada pela violência e não pela produção de arte? É normal que seja assim, adolescentes negros ou pardos e pobres se matando entre si?

As perguntas são muitas e poderiam ocupar todo esse post. Já as respostas começaram a boiar ontem justo na menina dos olhos em promoção artística do Governo do Estado, a Mostra Terruá, sintomaticamente produzida pela Secretaria de Comunicação Social e não pela Secretaria de Cultura. Um grupo expressivo e representativo de artistas tomou o palco do Teatro do Centur em uma invasão histórica para meter o dedo na ferida de quem deveria estimular a produção de cultura no Pará, mas não o faz. 

As reclamações são conhecidas. Tão conhecidas que já estão empoeiradas, já fizeram aniversário: democratizar os bens culturais e parar de gastar dinheiro com eventos, mas sim promover a cadeia produtiva da cultura no Estado; incluir os artistas nos órgãos que deliberam verbas para o setor; reformular as leis de incentivo que beneficiam muito mais as empresas do que a classe; dar acesso a espaços nobres, como os teatros, para que os artistas possam apresentar seus trabalhos; enfim, fazer políticas culturais que sejam para todos e não para uns poucos.

O diretor e ator Alberto Silva leu a carta tremendo de comoção e teve um coro grande atrás com gente do naipe de Edyr Augusto, Zê Charone, Danilo Brachi, Edmar Souza, Lívia Conduru, Adriano Barroso e tantos outros que não estão nessa estrada há pouco tempo. São artistas que vivem da sua arte ou equilibram seu tempo para não se afastar dela. São pessoas que tem qualidade pelo trabalho que fazem, muitos premiados e escolhidos em editais públicos nacionais, muitos empreendedores que tiveram que construir seus próprios espaços para se apresentar como artistas. Não era qualquer um. Não eram aproveitadores.

Foi um ato de coragem invadir o Terruá e invadir da forma que foi invadido. A simpaticíssima e democrática Beth Dopazzo até ofereceu um espaço no começo da programação para eles falarem, mas eles sabiamente fizeram cara de paisagem, como se o assunto não fosse com eles. Era o Estado oferecendo um naco dentro da programação oficial "para os artistas que queriam protestar". Protesto agendado não é protesto. Quando Dopazzo achou que estava tudo bem, a turba invadiu com suas faixas: "Chega de ópera e Terruá: democratizar a cultura já" e "Não vou sair, tá mal aqui, mas vai mudar".

Deram o seu recado e foram aplaudidos e complementados pela plateia, que se sentiu à vontade para gritar inclusive "tem que acabar a panelinha do governo". Dopazzo ao final, sem entender bem a movimentação, falou que o Terruá é uma mostra feita através de edital público, o que é totalmente verdade. Ficou parecendo que os manifestantes eram uns recalcados, só pra usar uma palavra da moda.

Mas será que o protesto foi contra o Terruá? 

Não foi. 

Não foi porque bem ou mal a Secom está fazendo seu trabalho e até tomando para si uma tarefa que deveria ser da Secult. O que não impede de o Terruá ser neste 
momento o melhor espaço para chamar atenção para os problemas da cultura na cidade. O ato de subir ao palco e ler uma carta com reivindicações, de fato, foi muito mais uma convocação aos injustiçados, aos insatisfeitos, aos humilhados do parque e os que ficaram de fora da festa.

Quem diz que os artistas erraram o endereço do protesto não entende nada do que está acontecendo. Não entende que esse momento é um momento de organização e de chamar quem não concorda com o que está posto para ingressar na horda de bárbaros formada há pelos menos 20 anos na sombra de um Estado sem uma política pública decente. Além do mais, a Secult está tão paralisada e letárgica que é difícil ter um evento do porte do Terruá feito por ela onde se possa invadir. Invadir a Feira do Livro? Invadir o Festival de ópera? São ideias, mas no momento o que se tinha era um Terruá transmitido ao vivo. Foi invadido e se quem esteve presente no Teatro não ouviu o clamor lá fora, depois da saíde, eu ouvi. E o clamor não apontava o secretário de Comunicação, mas o senhor Paulo Chaves, o capo da Secult. 

Apesar das divergências, da vaidade própria da função, da falta de organização de anos, os artistas deram sim um bom exemplo de como cobrar por melhorias a sua categoria e por extensão à sociedade como um todo. Agora sabemos que não é um trabalho fácil, nem rápido, nem longe de tensões entre governo do estado, prefeitura e governo federal e dentro do movimento organizado de artistas. Um consenso sobre o que se deve ser feito com o grosso caldo de cultura do Pará, fermentado na veia de quem dá a vida pela arte, é necessário, mas não nascerá da noite pro dia.

Sugiro que os someliers de protesto saiam de suas cadeiras e ajudem o pessoal indo às reuniões e às reivindicações, colocando suas ideias pro debate. Não gostou que falem do Festival de Ópera e do Terruá? Acha que o alvo foi errado? Vá lá debater coletivamente e abone um segundo o universo umbiguístico que lhe cerca. É o mínimo que você pode fazer. O mínimo!

Eles convocaram uma nova reunião no Espaço Cuíra, às 17h, na quinta-feira. Vão lá se vocês tiveram coragem e alguma disposição. 

Que haja mais protestos ainda. Que a Secult, a Fumbel e o Ministério da Cultura respondam as demandas e que Belém possa ser uma cidade oxigenada pela única energia que ainda pode varrer esse baixo astral que estacionou por aqui: a arte.

Pra quem estava esperando o carnaval chegar: tire a bunda da cadeira, deixe de reclamar em mesa de bar. 

O carnaval chegou."


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