“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

segunda-feira, 14 de março de 2011

(Re)encontro!

Hilda Hilst


Sempre me interesso por biografias de artistas, em especial de atores e escritores. Atualmente estou adentrando no universo de uma das mais maravilhosas escritoras (na minha opinião), juntamente ao lado da inconfundível Clarice Lispector. Estou debutando na obra de Hilda Hilst por intermédio de meu muito querido amigo e ator H., que após aproximadamente quatro longos e tristes anos de separação, voltamos a comungar o mesmo amor pela vida, pelas Artes e pela singela companhia um do outro. Companhia produtiva em todos os sentidos, aliás.

Essa comapanhia-parte-de-mim ficou em Salvador (e eu igualmente em Belém) desenvolvendo-se moral, espiritual e intelectualmente. No nosso reencontro, lembro do assombro ao avistar H., disse a ele: “H. tu estás tão esquisito!”. Após mais ou menos uma hora de lavação de roupa de seda suja, percebemos que na verdade estávamos nos vendo um na face do outro, mas de quatro anos atrás... coisas de H. ficaram em meu comportamento e vice-versa, era estranho estarmos revisitando isso agora.

Compreendo minha vinda para Salvador como algo realmente inusitado e nem tanto assim planejado, disse a H. logo quando cheguei na Bahia: “tu deve ser um amigo muito especial, a ponto de eu ter que abandonar, momentaneamente, meus demais amigos de Belém. Acho que atualmente tu precisa mais de mim do que meus outros amigos... eu não compreendo muito bem isso agora, mas entendo dessa forma”. Disse-lhe ainda que reconheço sua delicadeza e atenção, como ele vem me tratando. Em resposta H. mencionou: “essas coisas não são para ser compreendidas, Katiuscia... elas são assim mesmo”. E ao carinho de suas sábias palavras, compreendo-me mais sóbria, calma, delicada, doce e meiga. Emergiu uma Katiuscia totalmente impensável. Entrei em contato com meu lado mais doce. Fiquei surpresa.

Estou muito feliz em conhecer um pouco mais do universo de H., e também de Hilda Hilst, meu encantamento e admiração por essa mulher munida de tremenda capacidade de observação da realidade aumenta à medida que eu devoro a coleção completa que meu amigo tem dessa escritora a frente de seu tempo. Já tenho leitura para o ano todo de 2011!



Katiuscia de Sá
13 de março de 2011
Salvador/BA



Eu e meu amigo H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário