“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

quarta-feira, 10 de abril de 2013

O ESPELHO!!!

“agora vejo em partes, mas então veremos face a face: é só o Amor que conhece o que é Verdade...” (paráfrase de Renato Russo da carta de São Paulo aos Coríntios – música: Montecastelo)





Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: 

“13,1Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse amor, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. 2Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse amor, eu não seria nada. 3Se eu gastasse todos os meus bens para sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse amor, isso de nada me serviria. 4O amor é paciente, é benigno; não é invejoso, não é vaidoso, não se ensoberbece; 5não faz nada de inconveniente, não é interesseiro, não se encoleriza, não guarda rancor; 6não se alegra com a iniquidade, mas se regozija com a verdade. 7Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. 8O amor não acabará nunca. As profecias desaparecerão, as línguas cessarão, a ciência desaparecerá.  9Com efeito, o nosso conhecimento é limitado e a nossa profecia é imperfeita. 10Mas, quando vier o que é perfeito, desaparecerá o que é imperfeito.  11Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança.  12Agora nós vemos num espelho, confusamente mas, então, veremos face a face. Agora meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus. 13Portanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor".  (1º Coríntios 13:1-13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário