“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

terça-feira, 13 de outubro de 2009

MAGNETISMO PESSOAL

Todas as coisas existentes no universo são regidas por uma energia sutil, inerente e participativa em todas as coisas, sejam palpáveis ou não. Estamos falando da Energia Cósmica.

Essa Energia Cósmica, já amplamente estudada e citada por todas as ciências, tanto exatas quanto esotéricas, é o que governa nosso magnetismo pessoal ou carisma. Por exemplo: na Cabala a Energia Cósmica é chamada de “Luz Astral”; para os hindus trata-se da energia “Prana”; para os chineses é a energia “CHI”; para os japoneses é “KI”.

O fato é que tudo é constituído de energia. Então vamos compreender o significado profundo da palavra ENERGIA. Ela deriva do grego “energes” = ativo. “Energes”, por sua vez, deriva de outra palavra grega “ergon” = obra. Logo, conclui-se que energia significa “atividade”. Quando tornamos algo ativo esse algo muda de forma. Melhor dizendo se transforma, se projeta ou se retrai. Mas está em movimento independentemente da direção em que é impelida.

Os seres vivos absorvem a Energia Cósmica através de inúmeras fontes. Citemos algumas: ingestão de alimentos sólidos e/ou líquidos; energia do sol; ar atmosférico, sendo a respiração e a pele os veículos para essa absorção; chakras; sono; através também da consciência, sendo a projeção astral o veículo para absorção mais intensa da Energia Astral diretamente do plano astral.

A Energia Cósmica, a priori, é impessoal. Os seres que a absorvem a tornam pessoal por seu próprio metabolismo físico constituinte, transformando essa Energia Cósmica em combustível, de acordo com suas necessidades instintivas. Nos seres humanos esse metabolismo vai mais além.

Os seres humanos, por se tratarem de seres pensantes, ou seja dotados de raciocínio, absorvem a Energia Cósmica e a metabolizam para as mais diversas formas de manifestação. O artista transforma essa energia em inspiração para criar. O médico, em vontade de curar pessoas, etc. Isso se chama magnetismo pessoal ou carisma. Vemos aqui a Energia Cósmica sendo transformada pela vontade, característica pessoal do indivíduo.

Quando o ser humano se encontra apático, sem ânimo para nada é porque essa energia está estagnada dentro de si. Como foi dito antes, energia é atividade. Se estiver acumulada torna-se “pesada” e a pessoa se mostra tímida, reclusa, apática, em desequilíbrio, doente... Algumas pessoas nasceram com um magnetismo pessoal (ou carisma) fantástico! E outras nem tanto. O que implica nesse aspecto?

A maneira como a pessoa utiliza a sua energia é que interfere no fato de ser ou não dotada de grande carisma. Uma pessoa que é tímida mas quer reverter esse quadro, vai procurar fazer terapias ou esportes que precisam de contato com outras pessoas visando projetar a energia estagnada dentro de si. Fazendo isso a atividade interior para qual sua energia está sendo focalizada, muda. Logo, o metabolismo toma outro aspecto. O que antes estava acumulado ocasionando reclusão, medo, timidez, desequilíbrio, doença... toma outro direcionamento. A vontade pessoal transformou essa energia antes interior e estagnada em algo em movimento exteriorizado.

Mudando de comportamento, alimentação e hábitos, mudamos a maneira de nos expressar. Mudar às vezes é necessário para viver uma vida mais plena e saudável. Energia é movimento. Mudar também é movimento de transformação. O que não se movimenta enferruja... Somos os nossos dons. Seja o que você tem vontade de ser e seja feliz!


Hellen Katiuscia de Sá
13 de setembro de 2005
__________________
Imagem: Claude-Monet

Nenhum comentário:

Postar um comentário