“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

sábado, 28 de janeiro de 2012

MONASTÉRIO


Minhas raízes avançam sobre mim, enchem-me de interrogações e de crisálidas. Meu subterrâneo aflora num mar interiorizado. Absorvo-me novamente para nascer DIA. A literatura de minha pele quer brotar gestos. O teatro me chama, grita-me que me quer para si... mas não pertenço a ninguém que ousa reter nas mãos água e vapor. Quando se é Luz está-se solto no universo, e não pertencemos a Lugar Algum, vagamos no interior dos corpos que nos veem empoleirados a desafiar a Sorte, um desequilíbrio constante entre o Ser e Estar... Estou a perambular sem ter um País fixo. Pertenço a mim, e não pertenço a ninguém. Pertenço a ninguém e não pertenço a mim: um País só e coletivo. Vivemos de saudade e nostalgia, um conjunto de cores onde a luz refrata singularmente na vontade de falar e na vontade de se recolher. Digo aquilo que não sei falar. Estive em lugares que não saberia descrever, e todos eles, muitos já sabiam, porque o solo que não tem forma definida é aquele espaço que pisamos descalços. Meus pés querem voltar para minha Pátria Perdida. Choro um silencio de emoção, não sei dizer adeus... não sei dizer adeus... mas sei me despir e me mostrar sem carne da pele, apenas Alma. Aquele Lugar estranho quer-me para andar sobre si novamente... mas o bicho selvagem, arisco, morrerá em cativeiro. Como toda fera animal, ele aproxima-se por vontade própria e segue ao lado de quem o cativa sem coleiras. Ele segue porque quer estar ali, porque apenas quer estar ali. Nasci para ser dos outros, mas nasci para ser de mim. Nasci para ser Livre num Território de Lugar Algum, onde tudo se pertence a nada: um instante único e fugaz, aquela Luz que escapa das coisas, numa distração momentânea.

Katiuscia de Sá
28 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário