“o poeta é com efeito coisa leve, santa e alada; só é capaz de criar quando se transforma num indivíduo que a divindade habita e que, perdendo a cabeça, fica inteiramente fora de si mesmo. Sem que essa possessão se produza, nenhum ser humano será capaz de criar ou vaticinar.” [Platão]

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Ato-Manifesto - 08/08/2013

Aconteceu na noite de 08/08/2013 (quinta-feira), em frente ao Theatro da Paz (Belém/PA),  mais uma bela e artística manifestação pacífica de cunho reivindicatório. Inúmeros artistas de diferentes segmentos tomaram a Praça da República em protesto pela saída do atual (e desde sempre) Secretário de Cultura do Estado do Pará, sr. Paulo Chaves, atentavam também para a construção de uma Política Cultural Inclusiva, que abrace todos os segmentos culturais existentes no estado do Pará. Os artistas também deixavam claro ao público presente durante a manifestação, que o ato não era contra ao Festival de Ópera do Pará, que acontece em sua 12ª edição, e sim contra a má distribuição da verba estadual destinada abarcar outros segmentos artísticos em Editais e/ou Festivais oferecidos pela Secretaria de Cultura. O Ato-Manifesto levou ao público extensa programação cultural com diferentes linguagens artísticas de nosso Estado (Boi, Quadrilha, Teatro, Teatro de Bonecos, Danças Regionais, Balé, Música e muito mais).

Foto: Sol Henriques

Foto: Anderson Araújo

Foto: Leandro Oliveira

Foto: Tati Brito

Foto: (?) Autor Desconhecido


Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook

Foto: Comunidade CHEGA/facebook


Toda manifestação da noite de 08/08/2013 foi filmada pelos integrantes do Movimento "CHEGA" e transmitida ao vivo, via Internet, prática já estabelecida em todas as manifestações ocorridas anteriormente, objetivando o maior alcance e visibilidade por parte do público. Na pauta, em meio às intervenções artísticas oferecidos aos transeuntes e turistas que passavam pelo local, os artistas expuseram sua insatisfação aos cidadãos belenenses, à Mídia, ao Governo do Estado e ao Secretário Paulo Chaves, sobre a má distribuição da renda destinada ao fomento e acessibilidade da Cultura no Pará. Os assuntos foram tratados nesta noite de forma extremamente às claras, contando com a interatividade do público presente. Confira as reivindicações do Movimento "CHEGA":


Vale ressaltar que os artistas paraenses estão se articulando e se organizando de forma nunca vista antes em outros Estados da Federação, utilizando-se de ferramentas midiáticas e ao mesmo tempo de cunho popular para fazer valer sua voz, culminando toda essa Mobilização em grandiosa e nunca vista antes de forma tão abrangente. Tal comportamento faz observar o amadurecimento argumentativo da classe artística do Pará sobre questões de políticas públicas de caráter cultural. Os próprios artistas dialogam com o governo (e com a população em geral), de acordo com sua expressão artística; por isso as sensibilizações do Movimento CHEGA ocorrem de maneira pacífica levando ao público momentos de lazer, informação e cultura, fortalecendo o ato de cidadania, inclusão, evolução intelectual e sensível para a comunidade em geral. Em meio ao protesto, os artistas também alertaram sobre a importância da Cultura e seu acesso por parte da população, como sendo esta merecedora de produto cultural e educativo imprescindível para formação e identidade de um povo.

*Texto: Katiuscia de Sá

Jornalista - 1609 DRT/PA

*Acompanhe nota que saiu no DOL, e veja algumas fotos em:
http://www.diarioonline.com.br/imagens-interna.php?galeria=3123

*Leia matéria no G1-Pará, sobre o movimento dos artistas intitulado "CHEGA":
http://m.g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/08/artistas-protestam-na-noite-de-estreia-do-festival-de-opera-em-belem.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário